Páginas

14 de mar. de 2011

A onda é essa...

O que Victor Camarote & Banda Arquibancada tem em comum com Los Borrachos Enamorados? Tudo, exceto a localização geográfica: um é de Pernambuco, outro de Alagoas. Ouvindo o CD lindo que estou preparando para vocês por conta da promoção, percebi o quanto o estilo dessas duas bandas se parece. Ambas são formadas por homens jovens e bonitos, de classe média, bem-humorados, inovadores, que tocam muito bem e que curtem bastante brega. O que despertou minha curiosidade foi "que onda é essa?" de música brega em todo canto. É Odair José fazendo show aqui e adocicas espalhados entre tantos alis. É Faringes da Paixão (que se inclui perfeitamente no lado pernambucano desta postagem) em todo botequim, prévia de carnaval, festa de faculdade e abertura de grandes eventos, com regravações de bregas clássicos e versões, assim como VCBA. É Los Borrachos Enamorados (foco, foco!) aparecendo em programas como o de Gugu, Tudo é Possível, entrevistas em rádio... Brega virou febre e até quem não quer "fica doente" nessa!
A verdade é que toda modinha, assim como a onda, vai e volta. Ombreira (que acho ridículo e brega) foi usado por minha vó, por minha mãe e por alguma menina da minha idade (por mim, never!). Óculos grande também, minha avó tem um que ela usava quando tinha uns 20 anos e são iguais ao de hoje, bem abelhão. Isso se une às coisas mega coloridas - estilo Restart, às coisas psicodélicas, às às... A moda agora é ser brega, tocar brega e, até mesmo, fingir que gosta de brega. Por um lado isso é bom, pois desde os tempos áureos de bandas como Metade, Kelvis Duran, início de carreira de Calypso, Nega do Babado, Vício Louco, Carícias, Frutos do Amor, Ritmo Quente, entre tantas outras bandas, em 2003/2004/2005, que não vejo tanto show de brega aqui em Recife e em outros estados (a exemplo de Los Borrachos). Unindo-se aos já citados, Kitara e Mc Sheldon são a onda que reviverá o brega por aqui.
Interessante que VCBA e Los Borrachos + Kitara e Sheldon retratam duas faces do brega, se pensarmos o lado sócio-econômico. O lado A, como já falei, tem um poder aquisito melhor que o lado B; uns surgiram por necessidade, outros por hobby (a diferença está na proporção); uns têm letras mais suaves, outros têm letras mais realistas/diretas ("cronistas sociais", como João do Morro). Modinha ou não, com preconceito ou não, com complexidade ou não, o fato é que o estilo musical BREGA não vai morrer nunca, doa a quem doer.

Los Borrachos Enamorados, que essa semana completou 2 anos de carreira e tocou apenas uma vez em Recife.


Site: http://www.bandalosborrachos.com/

PRA BAIXAR: CD 1 e CD Verão

Victor Camarote & Banda Arquibancada, com 5 anos de estrada musical.


PARA BAIXAR: CD A queda do bêbado


Mc Sheldon e Boco



"Se eu mato, eu vou preso
Se eu roubo, eu vou preso
Se é pra pegar novinha
Eu vou preso satisfeito"
Entendem o "cronista social"?

Abraços pra todos!

Quer ganhar CD e DVD da Banda Kitara + mais uma coletânea das músicas postadas aqui? Participe da 1ª PROMOÇÃO DO BLOG!

Um comentário:

  1. EU AMO SHELDOON PRA MIM ELE É UM DEUS ,GOSTOSO AMO SUAS MUSICAS E SEU JEITO SAFADO SHELDON VEM PRA MIM,SHELDON VEM PRA MIM (8)
    DE;MM
    MMC@DOIDA.COM

    ResponderExcluir