20 de mar de 2014

A sabedoria musical de Lia - Lia Sophia

Sabe onde fica a Guiana Francesa? Bom, você pode até não lembrar, mas certamente foi questão de prova na época da escola. Pois bem, foi lá dessa Guiana que veio uma cantora, instrumentista e compositora chamada Lia Sophia. Nascida em 1978, paraense (e já já pernambucana) de coração, Lia toca, canta e encanta de tudo um pouco, principalmente se o assunto for dançante e amoroso.


"Inspirou perfume, aroma sedutor da tua boca e dos teus ais"
Em Recife, Lia esteve várias vezes, afinal, aqui é terra boa pra tocar e dar certo, sendo seu último tour na Veneza brasileira no Galo da Madrugada e festas de carnaval, homenageando inclusive o nosso eterno rei do brega Reginaldo Rossi. A principal música de sua carreira, “Ai menina”, mostrou-se ao público pela primeira vez no carnaval multicultural no pólo do Pátio de São Pedro, na participação do show de Gaby Amarantos, em 2012.
 
Lia promete e cumpre. Ela tem a ginga, o colorido, a musicalidade e o carisma que todo artista deve ter. Já canta Milton, “todo artista tem de ir aonde o povo está” e não é que ela vai mesmo? Fizemos umas perguntinhas pra ela, confere só:


 1. O verdadeiro bregueiro é aquele que...
Sabe aproveitar a vida sem preconceitos, com liberdade de espírito.

 2. De que o brega é composto?
Romantismo, liberdade e música.
(A MPB socialmente conhecida fala disso também, vejam só)

 3. Você se acha brega?
Sim! Sou romântica, autêntica e me permito ser livre de preconceitos bobos.
(Autenticidade creio que seja uma das maiores marcas da música brega)

 4. Pra você, existe mais de um tipo de brega?
"Menina, o que fazer com essa saia rodada?"
Sim. Em termos musicais existe o brega clássico ou o Flash Brega (como é chamado em algumas aparelhagens no Pará), o tecnobrega e o melody.

5. Como a sociedade vê a música brega?
O brega é visto de duas maneiras. Uma pequena parte da sociedade que se diz intelectualizada e elitista entende o brega como uma música cafona e sem conteúdo, mas a grande maioria (e aqui me incluo) vê o brega como uma forma de expressão de sentimentos, como um estilo de vida, como uma maneira mais leve de encarar a vida.
(Disse tudo! Gravou? Tomou como norte para sua vida? Próxima...)

6. Quais os cantores e bandas que para você representam o brega?
Quero citar alguns clássicos que marcaram a história da música brega como Reginaldo Rossi, Amado Batista, Odair José, Waldick Soriano, Carlos Santos, Alípio Martins e tantos outros. Dentre os mais atuais, Banda Calypso, Gaby Amarantos, Michelle Melo, Gang do Eletro, entre outros.
"Eu não vou voltar, não, pro seu amor de promoção"
(Pernambuco e Pará, todos juntos não deixando o brega morrer)

 
O quarto cd de Lia Sophia foi lançado pela Som Livre e também no iTunes. Inclui os hits “Ai Menina”, “Amor de Promoção” (que vocês verão a seguir), além da versão em cumbia de “Noite do Prazer”, de Claudio Zoli e “Quero você”, brega cláaaaassico de Carlos Santos e Alípio Martins.

 
Clipe "Amor de promoção"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário